Criar um Site Grátis Fantástico
Manual de Sobrevivência Sem Tropas
Manual de Sobrevivência Sem Tropas

Manual de sobrevivência: Crie o mínimo de tropas


Este manual tem como sua finalidade a elaboração de estratégias de jogo com o mínimo de tropas possíveis. No começo do jogo há uma necessidade maior em evolução e estruturação de seu reinado, porém, aos poucos, cria-se a expectativa de inimigos beligerantes ao redor de seu mundo. Como consequência disso há a necessidade de criar-se tropas e frotas para a defesa de seu reino; os custos envolvidos na manutenção desse exército é o que pode atrapalhar a evolução rápida. Portanto, é nesse exato ponto em que o presente manual entra.


Estratégias



Para que a estratégia de gastos mínimos com exército seja válida há algumas precauções a serem tomadas antes. É importante ressaltar que não existe uma estratégia 'certa' em um jogo com o perfil de Ikariam, o que existe é uma estratégia mais ADEQUADA ao seu tipo de necessidade ou a seu tipo de situação no presente. Portanto, o manual a ser discorrido aqui não tem por objetivo dar-lhes nenhuma noção de estratégia correta e estratégia errada; aqui teremos apenas uma visão de uma certa situação, intempestiva ou não.

Há várias maneiras de se precaver contra ataques, sejam eles por terra ou por mar, utilizando o mínimo do seu exército ou até nenhum exército. Algumas dessas maneiras envolvem a otimização de edifícios específicos, como muralha e porto mercantil, outras envolvem a utilização de milagres dos tempos e ajudas externas.

Um exemplo de estratégia sem usar tropas é quando precisa construir/melhorar um edifício e está com medo de ser pilhado. Suponhamos que o edifício custe 30.000 do material X e você tem apenas 10.000 seguros no armazém, ou seja, os outros 20.000 poderão ser pilhados caso alguém te ataque. Para que isso não ocorra pode utilizar-se da seguinte manobra: Deixe 10.000 em duas cidades diferentes para que fiquem seguros e, assim que for construir/melhorar o edifício em questão, mande os recursos à cidade destino. Com isso, evita-se roubos.

Em consequência desta explicação, vai uma dica: Evite acumular recursos em suas cidades. Quanto mais recursos tiveres, mais poderá ser roubado e mais será atacado por jogadores adjacentes ou não.

Em jogo



No início do jogo há pouco o que se fazer. Construção de alguns edifícios e realização de algumas pesquisa serão sua arma principal para a proteção de seus recursos. Uma estratégia inicial e muito importante ao decorrer da sua evolução consiste em executar uma Pesquisa chamada Conservação. Ela lhe dá o direito de poder construir Armazéns pela sua cidade. Normalmente, nós construiríamos apenas 1 armazém por vez, mas, como o intuito deste tutorial é passar uma estratégia de proteção, vamos construir 4 armazéns.


A construção de armazéns dá-se ao fato de que, ao construí-los, você estará sempre protegendo uma certa quantia de recursos. A cada nível do armazém protege-se mais recursos. Veja a tabela abaixo, retirada do próprio jogo, que comprova o que estamos falando:



A cada nível incrementado do edifício lhe dá mais recursos protegidos. Em um exemplo simples, caso você tenha 10.000 de qualquer recurso em sua cidade e o nível de seu armazém é 10, multiplique 480 (coluna de 'Protegidos') por 10 e você terá o quanto de recurso está protegido de pilhagens. Portanto, multiplique o nível de seu armazém por 480 e obtenha a quantidade de recursos protegidos*

* Não se esqueça de somar 100 a esse número, devido à quantidade protegida pela CM.

Observação1: Construa os Armazéns onde quiser. A escolha dos slots não influenciará no seu futuro in game.

Observação2: Temos também, para armazenamento, o edifício Depósito. Sua capacidade de armazenagem é muito maior do que à do Armazém, porém seus recursos ficarão expostos a roubo. O Depósito não protege seus recursos ao passar dos níveis, como o armazém o faz.

Portanto, tenha em mente que, se você construir depósitos ao invés de armazéns, a nossa estratégia de se proteger não funcionará.

 

Este manual foi tirado diretamente do forum do Ikariam, sendo com Créditos:

  • Desenvolvido originalmente por TyR- em maio de 2013;
  • Revisado e expandido por Eskimo em setembro de 2014